Compra Aberta | https://compraaberta.jundiai.sp.gov.br

Dicas de Segurança

Aqui, você obtém informações sobre como usar o sistema COMPRA ABERTA , com segurança.

Criptografia

A criptografia (do grego “kriptós” que significa “oculto”, mais “grápho” que significa “grafia”, “escrita”) é o ato de transformar informação sigilosa em código secreto.

O objetivo da criptografia é garantir a confidencialidade e a privacidade das informações e assegurar que os dados tenham a origem correta, impedindo alterações entre a origem e o destino.

As informações criptografadas não podem ser lidas ou utilizadas sem que antes sejam decodificadas. A decodificação só por ser efetuada pelo sistema, que tem o conhecimento do código secreto.

Senha de no mínimo 6 e no máximo 10 dígitos

Para a participação de compras pelo sistema COMPRA ABERTA, que envolvam envio de propostas, será solicitado o login e senha da sua empresa. Isso visa a aumentar ainda mais sua segurança ao usar o COMPRA ABERTA

Ao efetuar o cadastro da empresa, você irá receber um login e senha de acesso, e posteriormente poderá criar outros usuários (Acesso ao sistemaAdministraçãoMinha EmpresaUsuáriosIncluir Usuário), ou ainda alterar a senha (Acesso ao sistemaArquivoPreferências – preencher os campos Senha Atual, Nova Senha e Confirmar nova senha).

Escolha uma boa senha, fácil de lembrar, porém difícil de se adivinhar.

Caso você tenha se esquecido da senha, poderá clicar no link do “Acesso ao Sistema”, informar o login e o código informado, e o sistema enviará via e-mail uma nova senha para acesso. Caso não se lembre do login, deverá contatar com a Seção de Cadastro de Fornecedores (11) 4589-8633.

Em caso de dúvidas, solicitar ajuda através do fone: (11) 4589-8633 (Seção de Cadastro de Fornecedores) – de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00 (horário de Brasília)

Cuidados com as senhas

As senhas são suas assinaturas digitais, válidas para acessar informações de seu cadastro e para a participação nas compras eletrônicas, disponíveis no módulo do fornecedor.

Portanto, você deve manter sigilo absoluto sobre suas senhas e nunca deve cedê-las a outros, sob qualquer argumento.

Para maior segurança, sugerimos que você substitua suas senhas periodicamente.

Se você receber um e-mail com seu nome de usuário e sua senha sem ter solicitado, modifique sua senha.

A senha pode ser substituída através do “Acesso ao Sistema – Arquivo – Preferências – informar senha atual, nova senha e confirmar senha”. É preciso que você tome cuidados específicos e adote algumas medidas de segurança, principalmente na utilização de suas senhas.

Caso a tentativa de acesso ao sistema no link COTAÇÃO, seja maior que dez vezes com a senha errada, a mesma é bloqueada e será liberada novamente mediante ligação telefônica para a Seção de Cadastro – 4589-8633.

A senha possui prazo de validade de 90 dias, e após seu vencimento o sistema solicita a alteração da senha para prorrogação do prazo. A alteração se dá após a inserção da senha correta e o sistema irá solicitar outra senha.

Programas e Sistema Operacional

Manter o sistema operacional e os softwares de seu computador sempre atualizados é a regra básica para começar a assegurar as informações gravadas em seu computador.

Os fornecedores desses programas disponibilizam atualizações que corrigem algumas falhas do software ou que erguem barreiras contra novas ameaças.

Alguns programas como o “antivírus” e o “firewall pessoal”, além de atualizados, devem estar ativos para garantir sua eficácia. Leia sempre os manuais de uso ou contate um técnico competente para orientações.

Lembre-se: A segurança de seu computador também depende de você.

E-Mail

O sistema COMPRA ABERTA adota uma rigorosa política de segurança e de privacidade para proteger as suas informações. Qualquer relacionamento do sistema COMPRA ABERTA por e-mail é realizado somente após cadastramento e autorização.

Caso deseje cancelar a referida autorização, esse se dará com o cancelamento do seu cadastro, solicitado através do telefone (11) 4589-8633 (Seção de Cadastro de Fornecedores) de segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00 (horário de Brasília).

Para os e-mails do sistema COMPRA ABERTA, atente para estas observações:

O sistema COMPRA ABERTA não solicita, em hipótese alguma a atualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação pessoal, por e-mail;

O sistema COMPRA ABERTA não envia em seus e-mails arquivos anexados que são executáveis; Arquivos executáveis são os que realizam comandos quando abertos pelo usuário. Não há regras, definidas, mas as extensões mais comuns para esses arquivos são EXE, BAT, SCR e COM.

Antivírus

Vírus: fique alerta!

Como você já sabe, os vírus são aplicativos muito perigosos para seu computador. Quando sua máquina é infectada, eles passam a ter controle total sobre os aplicativos e os programas. Muitas vezes, os dados do seu computador são totalmente destruídos.

Por isso, é importante que você mantenha o antivírus ativo e atualizado e que sempre vacine os disquetes, os arquivos baixados da Internet e os anexos de e-mail.

Anote os seguintes procedimentos preventivos para você ficar em segurança:

Nunca abra e-mail de origem desconhecida ou duvidosa. Se você não solicitou e não conhece o remetente, delete o e-mail, sem abrir;

Mantenha o seu programa antivírus sempre atualizado e ativo;

Vacine sempre os disquetes antes de abrir;

Cuidado com arquivos baixados de sites de procedência duvidosa;

Não execute um arquivo recebido pela Internet, sem antes passá-lo por um programa de antivírus.

Em caso de dúvidas, entre em contato.